quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Padrões de Teclado

Muita gente ao mudar para um Mac, faz a mesma pergunta: como eu faço pra usar os acentos no Mac OS X? Bom, se você estiver no Snow Leopard, e está num Mac que está com o teclado padrão US (os teclados de MacBooks, os Apple e alguns poucos vendidos aqui no Brasil), faça o seguinte:

1 - Entre nas Preferências do Sistema:



2 - Clique em Idioma e Texto:

3 - Clique em Leiautes de Teclado


4 - Selecione "EUA Internacional - PC" (Aqui já estava marcado, por isso aparece desativado):


Se você quiser usar um teclado com padrão ABNT2, você vai ter que baixar um padrão de teclado, já que o Mac OS não vem com nenhum pro ABNT2. Você pode baixá-lo aqui.
              Para instalá-lo descompacte-o e arraste o .bundle para /Biblioteca/Keyboard Layouts (em inglês é /Library/Keyboard Layouts), depois reinicie e vá nos Leiautes de teclado (como escrito acima, para o US Internacional) e selecione "Brasil" e "Brasileiro", um menu aparecerá na finderbar, lá você pode escolher o layout que vai usar, sem ter que cada vez ir as preferências do sistema, agora escolha o que fica melhor com seu teclado e pronto. :-)

7 comentários:

  1. Muito bom seu blog! Espero que crie mais guias para inciantes assim como eu!
    abraços \o

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada.
    Seu blog me ajudou muito.
    Parabéns (agora com acento) pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. olha não apaga este tutorial porque vou precisar dele daqui à uns dias.
    obrigado

    ResponderExcluir
  4. Não se preocupe, nunca vou apagar tutorial nenhum :P

    ResponderExcluir
  5. ~fiz o procedimento no meu macbook e não funcionou meu brther

    meu macbook é um macbook pro core i5 com OS 10.6.7
    ajudaiii

    att: Jailton Sodré

    ResponderExcluir
  6. Tenha certeza que você esta usando o layout certo, pode ser que o Mac OS ainda esteja usando o antigo, para isso marque a caixa "Mostrar o menu leiaute..." que aparece na ultima screenshot e tente ver se o US-Internacional está selecionado.

    ResponderExcluir
  7. Eu j'a fiz conforme t'a explicado no tutorial, mas como voc^es podem ver eu não consigo colocar os acentos em algumas palavras. N~ao sei o que fazer. Pra tentar colocar esses acentos eu aperto o SHIFT com o acento que quero e depois a letra. Mas n~ao d'a certo.

    ResponderExcluir