quinta-feira, 7 de abril de 2011

Voltando a atividade

Bom, antes de mais nada desculpem o tempo sem atualizações, tive certos problemas e compromissos nesses meses, mas agora pretendo voltar a atualizar o blog com certa regularidade, tanto que estou preparando o tutorial para instalar o Mac OS X Lion Beta em dual-boot com o Snow Leopard em um Mac, só falta conseguir capturar as imagens para ilustrar o artigo (usando VMWare).
Bom, então até o tutorial. :-)

8 comentários:

  1. O blog é bem útil. Ainda bem que voltou! Abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Na verdade é "A volta dos que não foram", pois mesmo não postando tutoriais ainda respondia aos comentários dos posts. :)

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite,

    Pesquisando na internet sobre o MacOs descobrir este Blog e, à primeira vista, gostei muito. Bem escrito com tutoriais bem explicativos mostrando as telas, com enquetes para obter a opinião dos leitores, em resumo muito bom! Parabéns aos seus autores.

    Estou às voltas com uma grande dúvida. Chamo-me Emerson, sou baiano de Salvador e profissional de informática e não conheço quase nada do MAC OS nem dos equipamentos da Apple, pra mim, sempre foram equipamentos muito avançados longe do meu alcançe financeiro (risos), porém, como tudo que é bom vem por conquista, estou podendo comprar um agora, mas, por não conhecer, tenho muitas duvidas sobre as vantagens de se investir em algo caro e desconhecido ou continuar com a batida plataforma PC.
    Nas poucas pesquisas que começei a fazer, além do relato da superioridade em termos de desempenho do MecBook Pro, os internautas relatam dificuldades de adaptação com o teclado e com o SO da Apple, bem diferentes do padrão Windows (o teclado possui uma tecla Command, no lugar do ENTER; no SO vc não tem uma estrutura de aquivos e pastas com no Windows), bom, li tb que o MAC OS não grava dados em um HD externo se este está com o formato NTFS e que o MacBook Pro não possui conexões essenciais como HDMI, DVI, VGA e e-SATA, para se conseguir tais conexão é preciso adaptadores exclusivos caríssimos. Outra coisa são os componentes de upgrade, memória de HD (basicamente); também exclusivos e caros podem inviabilizar uma evolução de hardware futura.

    Em resumo: os equipamentos da Apple são fechados, apesar do grande diferencial na qualidade e atual queda nos preços, com o investimento de um MacBook dá para comprar uma maquina Windows bem superior em especificações.

    Pergunto: será que para um leigo em "maça" mas profissional de informatica que quer expandir seus conhecimentos vale a pena o risco? Ou o melhor mesmo é conhecer o MAC em uma empresa para depois de familiarizado ter um em casa?

    Muito obrigado pela atenção e sucesso ao Blog!

    ResponderExcluir
  4. Olá Emerson,

    O command não é no lugar do enter, é onde seria a tecla do windows, muda também o option, que é no lugar do alt . A única adaptação, se ja usa teclado US, é usar o Command no lugar do Control ( que existe no teclado do Mac) para os comandos, como copiar e colar, mas depois de umas horas você acostuma.
    Para voce usar o Mac OS o melhor é esquecer como se usa o windows, não tentando fazer tudo como fazia antes, ai sim você vai aprender a usar todos recursos e melhorias rapidamente. A estrutura existe normalmente, você acessa os arquivos pelo Finder, que seria como o windows explorer no Mac OS.

    Isso é verdade, por padrão ele não grava, só lê NTFS, mas com alguns aplicativos você resolve isso.

    Os adaptadores para HDMI, DVI e VGA não são tão caros ( os originais Apple que são um pouco mais, e só existem para os 2 últimos), você pode comprar aqueles do DealExtreme que mesmo não tendo a mesma aparência, funcionam normalmente (tenho um aqui a mais de um ano e uso seguido, e funciona normalmente). E-Sata não existe um original, só aqueles que usam a USB, mas ai tira a vantagem dessa conexão.

    HD e RAM são as mesmas de um PC notebook, basta comprar os componentes seguindo as especificações (como a memória ram, no caso dos MBP novos, seriam pentes DDR3 SO-DIMM 1333 Mhz de qualquer capacidade, e tirando algumas poucas memórias incompatíveis, vai funcionar tranquilo).

    Vale a pena, se quiser você pode montar um Hackintosh para testar o sistema, ou então se quiser me avise que instalo o Logmein numa VM do Mac OS que tenho aqui e deixo você testar.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado!

    Só mais algumas perguntinhas:

    Então vale mesmo o investimento de mais de 3 mil reias em um MacBook Pro? Será que haverá possibilidade de se fazer uma upgrede nele daqui a 3 anos sem ter que pagar uma fortuna em peças raras, quando encontradas?

    É fácil fazer upgrade nele, troca-se HD em memória, por exemplo, como num not windows?

    O que é Hackintosh? Como posso monté-lo?

    O MacBook Pro com dual boot e Windows 7 carregado, ler e grava normalmente um HD NTFS plugado pela USB? Ele também "enxerga" a partição MacOS?

    Mais uma vez muito grato. Estas duvidas podem ser também de outros usuários. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Por mim vale o investimento, não me arrependo nem um pouco de ter comprado o meu MBP, mesmo tendo o Hackintosh em casa.

    Sim, pode fazer upgrade de memória e HD traquilamente daqui a 3 anos, as peças são as mesmas de PCs nesse caso, pode comprar qualquer HD e quase qualquer memória, que desde que esteja nas especificações, vai rodar tranquilo. Se tiver dúvidas pode consultar o próprio manual do MacBook, que tem o passo a passo, ou então no iFixit tem tudo ilustrado:
    HD: http://cl.ly/1Q172X1X0M0t2Q3V052k
    Memórias: http://cl.ly/040n1M340F260N3C0C1G

    Hackintosh é a instalação do Mac OS em PCs, você precisa ter um PC compatível para pelo menos começar. Se quiser me mande a config do seu pc que eu analiso.

    Não, mesmo com o windows instalado o Mac OS vai continuar não gravando NTFS por padrão, você vai ter que usar um programa por fora, como o NTFS-3G. O bootcamp até instala um driver que permite a leitura de HFS+ no windows, mas é meio "capado".

    ResponderExcluir
  7. Rapaz, muito obrigado!

    As 02 ultimas perguntas:

    Digamos que eu tenha um MBP e resolva formatar ele e instalar SOMENTE o Windows 7, é possivel? Fazendo isso posso utilizar meu HD externo em formato NTFS?

    Os programas que fazem com que o MacOS leia normalmente NTFS são pagos ou gratúitos?

    Agradeço a atenção. Sucesso!

    Emerson

    ResponderExcluir
  8. Bom, se fizer isso vai ser uma cagada ( :P ), já que se é pra rodar windows é melhor comprar um PC mesmo. Mas conseguiria, da mesma forma que se o windows tivesse instalando em dual boot com o Mac OS, quando você estiver no windows, é como estar em um PC.

    Ele lê normalmente, só não grava, pra corrigir isso tem o NTFS-3G e um outro que estou testando, o SL-NTFS, ambos grátis.

    ResponderExcluir