sábado, 21 de maio de 2011

Dual Boot - Snow Leopard e Lion

Depois de um tempo desde o último tutorial, agora mostro como fazer o dual boot do Snow Leopard e do Lion, aproveitei que finalmente atualizei o Lion do meu MacBook Pro para o último beta e fiz as imagens para o tutorial.Vamos usar o Lion DP2 para a instalação base, se quiser chegar no ultimo beta, você vai precisar dele e de todos updates lançados até agora, já que não dá para simplismente instalar o último, se fizer isso o sistema não vai conseguir logar. Bom, chega de enrrolação e vamos lá:

1- Abra do Utilitário de Disco, clique no HD (não na partição) em que está instalado o Mac OS e depois clique na aba "Particionar" (aqui está em inglês porque usei uma Máquina Virtual para essa parte):

2- Clique no + na parte de baixo e arraste a nova partição para o tamanho desejado, para seguir como o tutorial dê o nome de Lion HD, depois clique em Aplicar:

3- Clique em Particionar no popup que vai aparecer:

4- Feche o disk utility e monte o DMG do Lion, depois clique 2 vezes em Mac OS X Lion Developer Preview 2:
5- O instalador irá iniciar, clique em Continuar:

6- Clique em Concordo na popup da EULA:

7- Agora você verá essa mensagem, clique em Mostrar todos os discos para poder selecionar a partição criada antes, selecione-a e clique em Instalar:

8- Agora é só esperar ele instalar, quando ele acabar de copiar os arquivos irá pedir para você reiniciar, clique em Reiniciar e ele continuará a instalação no próximo boot, depois de completar a instalação totalmente, irá reiniciar novamente e você verá o video de intro, ai é só seguir os velhos passos despois da instalação (caso tenha dúvidas consulte o tutorial de instalação do Snow Leopard):



10 - Depois do setup inicial, você irá para o desktop do Lion, agora faltam apenas 2 coisas: Mudar o boot padrão para o Snow (se quiser) e atualizar o sistema para o último build:

Para mudar a qual a partição padrão no boot é só seguir o passo 23 do tutorial do BootCamp, e quanto aos updates, aqui estão os links diretos, cortesia do HMBT (lembre-se: você tem que baixar todos para dar certo, e instalar na ordem):
Software Update 1 (11A430e): http://migre.me/4BrCV
Software Update 2 (11A444d): http://migre.me/4BrDf
Software Update 3 (11A459e): http://migre.me/4BrDn

E quem quiser usar a mesmo DMG de instalação do Lion que eu usei é só baixar esse torrent: http://migre.me/4BqyQ

Então aqui acabamos mais um tutorial, para qualquer coisa dúvida ou questão use os comentários, e responderei assim que possível.

2 comentários:

  1. Quero fazer exatamente o contrario, tenho o Lion instalado e como preciso que o macbook imprima umas fotos em uma impressora que nao tem driver no Lion, me sugeriram instalar o snow leopard tambem. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  2. Esqueci de dizer que fiz tudo que postou mas aparece uma mensagem dizendo nao ser possivel

    ResponderExcluir